Dia Internacional da Pessoa Idosa, Alegrai-vos por alcançar vida longa!

No próximo dia 1º de outubro conclamamos a todos para que com alegria e gratidão celebremos o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Louvemos o Senhor pela bênção e a graça de uma vida longa! Ser PESSOA IDOSA deve ser caracterizado como dádiva, e não como peso, ou algo difícil de ser enfrentado, ou que deva ser escondido ou negado. É preciso resgatar a beleza de SER PESSOA IDOSA! Portanto meu irmão idoso e minha irmã idosa, alegrai-vos por alcançar vida longa! O Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado anualmente no dia 1º de outubro. Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

 

Assim o Dia Internacional da Pessoa Idosa serve para: 

- homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas; 

- conscientizar a sociedade sobre a importância das mudanças de atitudes para com as pessoas idosas; 

- instituir reflexões acerca das necessidades das pessoas idosas e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, buscando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI; 

- que as pessoas idosas se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando da vida econômica, política e social, tendo a oportunidade de se desenvolver até nos últimos anos de vida, e que vivam o envelhecer da forma que desejarem.

O objetivo da Pastoral da Pessoa Idosa é formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão das dimensões do envelhecimento, gerando uma cultura que cuida do ser humano em sua plenitude para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Fazendo a união entre a fé e o compromisso social, a Pastoral da Pessoa Idosa organiza as comunidades em torno de um trabalho de promoção humana no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na Família.

A Pastoral é uma grande oportunidade de colocarmos o que temos de melhor a serviço do próximo. Faça essa experiência, junte-se a nós! Como sociedade organizada, nosso país precisa aprender a valorizar a pessoa idosa pelo préstimo que tem em si mesma. Que todas as pessoas idosas, expostas ao risco da exclusão, sejam valorizadas em sua experiência e sabedoria, reconhecidas em sua dignidade e protegidas em seus direitos. Quão bela é a sabedoria das pessoas idosas!

Autor: Crismédio Vieira Costa Neto Coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa (AL) Conselheiro Nacional dos Direitos do Idoso

 

Veja também:

Celebração especial para o Dia Internacional da Pessoa Idosa