Diocese de São José dos Pinhais realiza primeiro Encontro de líderes da PPI

encontro 1

No dia 26 de novembro, foi realizado o primeiro Encontro de Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de São José dos Pinhais. Neste encontro, foram abordados temas como Resiliência na Solução de Conflitos, Estatuto da Pessoa Idosa, Critérios de Encaminhamento para os Serviços Públicos de Saúde, Assistência Social e Aposentadoria.

O objetivo foi o de fortalecer os líderes da PPI, que, nas visitas realizadas mensalmente, às vezes se deparam com situações de conflitos familiares, negligência e até mesmo de violência praticada contra a pessoa idosa. Essas situações podem levar nossos líderes ao estresse e mesmo ao abandono da função. O encontro foi organizado pensando na qualidade do trabalho e na estrutura psicológica dos voluntários, visando a uma formação mais adequada.

Estiveram presentes no encontro 84 pessoas. Entre elas, o Padre Nicolau, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, local onde aconteceu o encontro. Também estiveram presentes a Irmã Ketty Folli, Coordenadora Estadual da PPI, e a Suely, Coordenadora Provincial. Um grupo de músicos alegrou o dia dos participantes.

O evento iniciou às 7h30min com um café da manhã, seguido de um momento forte de espiritualidade sobre o Advento e o Natal. Em seguida, houve diversas palestras, em que foi dada a oportunidade da cada líder se pronunciar e tirar suas dúvidas com os especialistas de cada área, como psicólogo, advogado e assistente social. A PPI teve o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, que doou 60 Estatutos do Idoso, repassados às coordenadoras paroquiais para que, junto com seus líderes, possam fazer reuniões de estudo.

O encontro foi encerrado às 15h30min com uma bela mensagem da Ir. Ketty. Agradeço de coração o empenho de cada um que doou seu tempo e seu trabalho para que este encontro tivesse bom êxito. Agradecemos, também à Diocese de São José dos Pinhais, que nos auxiliou financeiramente, ao Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, que nos cedeu o local gratuitamente e à equipe de apoio que nos preparou o almoço e o café.

Gratidão a Deus por momentos tão importantes onde buscamos nos fortalecer para a defesa da vida e dos direitos da Pessoa Idosa.

 

Edite Klettemberg Rocha                             Margarete Toldo

Coordenadora Diocesana                            Vice Coordenadora Diocesana

 

encontro 1

encontro 2

encontro 3