PPI da Arquidiocese de Florianópolis celebra Dia Internacional do Idoso

fot 3

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, a Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Florianópolis realizou um encontro de coordenadores e líderes no último sábado (29). O evento aconteceu na Catedral Metropolitana de Florianópolis e cerca de 120 pessoas de 24 paróquias da arquidiocese estiveram presentes.

Osvaldina Zucco Weber, coordenadora arquidiocesana, e Leonilda Gonçalves, vice-coordenadora, organizaram o encontro, que contou com a presença da coordenadora estadual da PPI, Celina da Silva, e de colaboradores de Joinville.

Após a Santa Missa, presidida por Dom Vito Schlickman, bispo auxiliar emérito de Florianópolis, e concelebrada por diversos sacerdotes e diáconos, os membros da PPI caminharam pelo centro da cidade com cartazes e faixas para dar visibilidade ao evento e se reuniram no salão da Catedral para um almoço.

Mais uma vez, a equipe da coordenação arquidiocesana mostrou todo o seu carinho e comprometimento com a causa: decoração primorosa, comida deliciosa, boa música. E, como sempre ocorre, também foram tratados alguns assuntos de ordem prática da Pastoral e, sobretudo, manifestações de estímulo a todos que se dedicam às pessoas idosas.

Dia Internacional do Idoso - Instituído pela ONU, em 1991, o Dia Internacional do Idoso tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as consequências pessoais e sociais do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da população idosa, que se avoluma nessas últimas décadas. Com objetivos semelhantes, a Pastoral da Pessoa Idosa, criada pela CNBB em 2004, espalha-se pelo país, de Norte a Sul, numa ação coordenada de trabalho voluntário, educativo e solidário, em prol das pessoas idosas mais vulneráveis física e emocionalmente. Só na Arquidiocese de Florianópolis, são aproximadamente 900 pessoas idosas atendidas por esta Pastoral.

 

 foto 2 edited foto 5 editedfot 3foto 00foto 14foto 12 2foto 11foto 10foto 9foto15foto 8 escadaria da caatedralfoto 7