Coordenação Nacional da PPI faz encontro com coordenadores diocesanos de SP

sp 5De 9 a 11 de março, aconteceu em São Paulo o Encontro de Formação para os Coordenadores Diocesanos do Estado de São Paulo, promovido pela coordenação nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.

Com a presença da coordenadora nacional da PPI, Irmã Terezinha Tortelli, foram reunidos coordenadores diocesanos - representantes das pastorais localizadas nas regiões episcopais que formam o Regional Sul 1 da CNBB.

A coordenadora estadual de São Paulo, Thereza Apparecida de Oliveira Maciel também esteve presente, assim como a coordenadora da PPI da Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho.

O encontro reproduziu as orientações que estão sendo dadas em encontros semelhantes por todas as regiões do Brasil. No final de 2017, aconteceram encontros da região Norte, em Manaus e na região Nordeste, em Aracaju.

 

Novo manual para coordenadores

Na tarde da sexta-feira, a Irmã Terezinha Tortelli abriu o encontro falando do novo manual que está sendo finalizado e da importância de todos os coordenadores se manterem animados para terem condições de sensibilizar seus líderes.

 

Para saber mais dos princípios norteadores desse encontro, o Jornal da 3ª Idade conversou com a coordenadora estadual de São Paulo, Thereza Apparecida de Oliveira Maciel.

Jornal da 3ª Idade – Qual a importância desse encontro regional em São Paulo?

Thereza Maciel – São vários os motivos para esse encontro se realizar. O mais importante, no entanto, é a motivação que precisamos manter nos coordenadores diocesanos. Eles precisam receber informações para se atualizarem e passarem para os coordenadores paroquiais, que, por sua vez, vão passar para os líderes. A motivação do coordenador deve chegar até o líder. Tudo isso ajuda muito o desenvolvimento da PPI.

Jornal da 3ª Idade – Qual é o material novo que está sendo preparado?

Thereza Maciel – O que está sendo feito é um manual do coordenador que vai explicar a missão de cada pessoa, do líder até a coordenação nacional. Todas as pessoas têm que ter consciência da sua missão, da sua proposta de trabalho com a PPI.

Jornal da 3ª Idade – Reuniões como essa estão sendo feitas em todo o país?

Thereza Maciel – Sim. Serão feitos encontros com os coordenadores diocesanos de todos os estados. No ano passado, já foi feito nas regiões Norte e Nordeste. O próximo será com os coordenadores do Rio de Janeiro e Espirito Santo.

 

Fonte: Jornal da 3ª Idade

 

sp 1sp 2sp 3sp 4sp 5sp 6sp 7sp 8sp 9