Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Erexim celebra dez anos com retiro

Mais de 300 pessoas da Pastoral da Pessoa Idosa participaram de retiro em comemoração dos dez anos de presença da mesma em treze das trinta paróquias da Diocese de Erexim, neste domingo (23), o quarto do mês vocacional, com destaque para a vocação e a missão do leigo e da leiga na Igreja e no mundo. Nestas 13 paróquias a Pastoral da Pessoa Idosa tem 42 grupos, visita 1789 famílias e conta com 307 líderes.

 

O encontro iniciou às 08h30, com momento de oração e reflexão, conduzido pelo Pe. Giovani Momo, Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. da Salette das Três Vendas e assessor das Pastorais Sociais, junto com o Pe. Adelar De David, Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro de Erechim. Pe. Giovani falou da importância do testemunho de vida, da missão da família e da ação de cada líder da Pastoral da Pessoa Idosa.

Ela prolonga o pastoreio de Cristo Bom Pastor, em comunhão com o Bispo, constituído pastor de uma Igreja Particular, de uma Diocese. Valeu-se de duas figuras, a do cajado e a da vela. O cajado do pastor serve para defender o rebanho daquilo que o pode perturbar. Serve também para atrair outros ao mesmo rebanho. A vela lembra o batismo, no qual o cristão recebe a luz de Cristo. Iluminado por Cristo, deve também ser iluminador no ambiente em que vive. Destacou que o agente de pastoral deve valorizar muito a ternura, o carinho, a acolhida, a proximidade com cada pessoa.

Num segundo momento, Ir. Teresinha Tortelli, vicentina, natural de nossa região, mas residindo em Curitiba, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, apresentou um vídeo sobre a Jornada Mundial dos Idosos e Avós no dia 28 de setembro de 2014, com a presença do Papa Francisco e do Papa emérito Bento XVI. Ela falou também da base da Pastoral da Pessoa Idosa – fé, formação e vida, bem como de seus pilares - testemunho, serviço, diálogo e anúncio.

No final das atividades da manhã, Dom Girônimo Zanandréa, bispo referencial para a Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Sul 3 da CNBB, falou aos participantes sobre a importância de cada um colocar seus dons a serviço dos outros. Deu também informações a respeito desta pastoral no Rio Grande do Sul, observando que ela está presente em apenas 10 das suas 18 dioceses e Arquidioceses. Por fim, invocou a bênção da mesa e todos participaram do almoço comunitário.

Às 14h, no Santuário, houve a recitação do terço vocacional e às 14h30, a missa de encerramento, presidida por Dom José e concelebrada por Dom Girônimo e dez padres. Antes das Leituras, houve entronização do Livro da Palavra de Deus acompanhado por 13 velas, representando as Paróquias nas quais a Pastoral da Pessoa Idosa está organizada. No final da celebração, a coordenadora diocesana da mesma fez emocionado agradecimento a todos os que colaboraram com o evento.

Na homilia, Dom José mencionou a iniciadora da Pastoral na Diocese, a falecida Geny Bosio Oro. Manifestou reconhecimento ao bem imenso que a pastoral realiza em favor dos idosos. Recordou o destaque da Igreja no Brasil às diversas vocações no mês de agosto. Ressaltou que a vocação é um dom de Deus e resposta pessoal de quem é chamado. Referiu-se à vocação e missão dos leigos e leigas, lembrada neste domingo, no qual o Evangelho apresenta a murmuração contra o ensinamento de Cristo e a desistência de muitos discípulos, o que levou Cristo a perguntar aos apóstolos se também queriam ir embora. São Pedro respondeu que não teriam a quem ir e que Cristo tem palavras de vida eterna. Para o bispo, fidelidade e serviço são duas dimensões intrínsecas do seguimento a Cristo.

Veja a íntegra da homilia de Dom José

 

fonte: AU Online Notícias