“Agosto Azul”, um mês dedicado à saúde do homem

Em diversos estados, o mês de agosto é destinado para ações de cuidado e prevenção da saúde do homem. No estado do Paraná, a campanha deste ano é focada no incentivo à manutenção de hábitos saudáveis, visando a melhoria da qualidade de vida e o aumento da longevidade do público masculino. A intenção é mostrar que é possível ter qualidade de vida fazendo ajustes simples na rotina diária.


Atualmente, as mulheres vivem mais do que os homens, no Paraná elas vivem em média sete anos a mais. Entre os motivos para a diferença está a violência e o alto índice de mortes masculinas ligadas à doenças cardiovasculares, cujo risco de aparecimento é maior em pessoas sedentárias ou que se alimentam de forma inadequada. O Guia do líder a Pastoral da Pessoa Idosa destina um capítulo exclusivo para falar de atividades físicas e outro para alimentação e nutrição.

Os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa orientam que a atividade física promove um envelhecimento saudável, com melhora da saúde física, espiritual e mental, retardando o aparecimento de determinadas alterações no organismo e as doenças.

“A vida nos dá muitas opções e geralmente temos pleno poder de escolher entre elas. Por isso, ao invés de pegar o elevador do trabalho, por que não subir pela escada? Por que não ir ao trabalho de bicicleta ou a pé? Por que não acordar mais cedo para fazer uma caminhada?”, questiona Rubens Bendlin (coordenador da divisão da Atenção à Saúde do homem), lembrando que essas atitudes simples podem ajudar a prevenir uma série de doenças crônicas.

Veja também – Material do estado do Paraná:
Cartaz da campanha Agosto Azul (PDF)
Folder da campanha Agosto Azul (PDF)