Fraldas geriátricas estão disponível na Farmácia Básica

Fraldas geriátricas estão disponível na Farmácia Básica

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou no dia 19 de outubro, que as fraldas geriátricas e medicamentos para asma e renite estão incluídos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, bancado pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias.

A solicitação para incluir as fraldas geriátricas na Farmácia Básica foi apresentada na I e II Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas, em 2006 e 2009. A Pastoral da Pessoa Idosa e outras entidades que se empanharam muito, levando esta solicitação para as conferências municipais, estaduias e a Nacional, respondendo a um clamor de famílias que necessitam das fraldas para dar mais dignidade às pessoas idosas que dependem deste atendimento.

Parkinson, glaucoma, osteoporose e incontinências urinária e fecal são doenças que atingem mais a população idosa, e tendem a aumentar junto com o crescimento da expectativa de vida no país. Cada pessoa poderá comprar 40 fraldas geriátricas a cada dez dias pelo programa. Para comprar os remédios subsidiados, é necessário apresentar CPF, documento com foto e receita médica. Os remédios do programa também são distribuídos nas farmácias básicas do SUS (Sistema Único de Saúde).