PPI na Semana Social e Grito dos Excluídos

PPI na Semana Social e Grito dos Excluídos

Arquidiocese de Maceió - AL

maceio_ss_grupoVárias lideranças da Pastoral da Pessoa Idosa da arquidiocese de Maceió participaram das atividades da Semana Social Zilda Arns que aconteceu de 1º a 7 de setembro de 2010 promovida pelas Pastorais Sociais da arquidiocese e que culminou com a caminhada do 16º Grito dos Excluídos. Este ano pela primeira vez o Grito aconteceu fora da capital alagoana. Foi realizado na cidade de Murici, na Zona da Mata de Alagoas.

Em Alagoas, o Grito alertou para a realidade de miséria que está tomando conta das milhares de famílias que foram atingidas pelas enchentes que aconteceram no Estado nos dias 18, 19 e 20 de junho último. Em todo o Brasil, o tema escolhido foi: 'Vida em primeiro lugar: Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular. A caminhada começou na área das barracas instaladas pela Defesa Civil, percorreu várias ruas da cidade e foi encerrado na Praça Padre Cícero, no Centro de Murici.

Leia Mais com fotos

 

O Grito dos Excluídos nasceu no ano de 1995 por iniciativa do Setor Pastoral Social da Conferênciamaceio_ss_faixappi Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A data de 7 de Setembro foi escolhida justamente para aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. "A verdadeira independência passa pela soberania da Nação. Um país soberano costura laços internacionais e implementa políticas públicas de forma autônoma e livre, não sob o constrangimento da dívida externa, por exemplo. Relações economicamente solidárias e justiça social são dois requisitos indispensáveis para uma verdadeira independência". O Grito é uma manifestação popular carregada de simbolismo, aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas, pastorais e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

maceio_ss_bannerdrzilda

 

"Agradeço de coração a TODAS as lideranças da PASTORAL DA PESSOA IDOSA de Alagoas pelo apoio, colaboração, envolvimento e participação nas atividades da II Semana Social da Arquidiocese de Maceió que este ano prestou uma justa homenagem a Dra. Zilda Arns.

Que DEUS nos anime e acompanhe nessa linda missão de fé e cidadania em favor da vida e da esperança das pessoas idosas. Com afeto e gratidão."

Crismédio Vieira Costa Neto
Coordenador Estadual