Artigos

Comemoração dos 10 Anos de Missão da Pastoral da Pessoa Idosa

2004 foi o ano de fundação da Pastoral da Pessoa Idosa e em 2014, 10 anos de missão!

Para comemorar essa importante data, foi proposto celebrar o ano todo, essa magnífica experiência de um batalhão de voluntários: mais de 25 mil pessoas dedicam-se à PPI, das quais, 18 mil indo ao encontro das pessoas idosas através da visita domiciliar, especialmente as mais vulnerabilizadas.

Em diversos Estados aconteceram eventos a nível estadual. Como exemplo citamos São Paulo que programou a romaria para a Basílica de Aparecida no dia 25 de outubro. Concentrou também em torno de 200 voluntários nos estúdios da Rede Século 21 no dia 09 de novembro. Neste dia, durante o programa Louvemos o Senhor, foi todo dedicado à celebração dos 10 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, com início as 9 horas da manhã, até as 17 horas.

E no dia 15 de novembro, foi o grande evento em Curitiba, cidade Sede da PPI, onde celebramos a nível nacional, com representação de quase todos os Estados do Brasil. Foram em torno de 1000 pessoas, entre voluntários da PPI e outros convidados.

As caravanas foram chegando desde as 6 horas da manhã no local do evento: Bosque São Cristóvão, bairro Santa Felicidade em Curitiba, local tradicional onde acontece a festa da uva todos os anos. É um bairro que conserva as tradições dos imigrantes italianos, por isso foi servido um almoço tipicamente italiano.

O ponto alto foi a celebração da Missa as 10 horas da manhã, presidida pelo Presidente da PPI, o Bispo de Palmas/Francisco Beltrão, e concelebrada por mais dois Bispos: Dom Rafael Biernaski e Dom Pedro Fedalto, ambos de Curitiba. Fizeram-se presentes em torno de 15 Sacerdotes de Paróquias onde tem a PPI implantada, sendo a maioria da Arquidiocese de Curitiba e alguns de outros Estados.

Em sua homilia, Dom Peruzzo ressaltou a importância da Leitura Orante (e ele mesmo oferece subsídios para tal), sendo esta a força motora para manter os voluntários animados e motivados para o voluntariado. Foi um momento de emoção para todos que vivem a realidade desta Pastoral e sabem da importância de cada pessoa idosa visitada em seu domicilio. Dom Pedro Fedalto conclamou Bispos e Párocos de todo o Brasil a apoiarem a PPI para que um maior número de pessoas idosas possam ser visitadas pelos Líderes comunitários desta pastoral. Dom Pedro, que nos seus 88 anos de idade, continua firme, animando os voluntários a se dedicarem nessa missão. É um idoso a favor das pessoas idosas.

A dança polonesa teve lugar de destaque nesta comemoração, com a apresentação de alguns números do folclore polonês, lembrando o nosso querido Santo João Paulo II em sua origem, e sua preocupação com as pessoas idosas quando afirmou, já no final de sua vida, início de 2005: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.

Esteve abrilhantando esta festa o cantor e compositor cearense, Zé Vicente, que com seu carisma todo especial levou todos os presentes a interagirem durante sua apresentação, que foi mais um momento de evangelização com suas canções de grande expressão.

Fizeram-se presentes autoridades locais, como o Sr. Gustavo Fruet - Prefeito municipal, que, ao fazer uso da palavra, demonstrou seu apoio à Pastoral. O Vereador Geovane Fernandes prestou sua homenagem, em nome da Câmara Municipal de Curitiba, outorgando votos de congratulações e aplausos à Pastoral da Pessoa Idosa. O Estado do PR fez-se representar com a presença de alguns Secretários de Estado ou seus representantes.

O evento contou ainda com a presença da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Altoé. Nos honrou ainda com sua presença, o filho da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Rogério Arns Neumann.

Mas os convidados muito especiais foram mesmo os voluntários da PPI. São pessoas que não medem esforços para sua dedicação à Pastoral em suas Comunidades, Paróquias, Dioceses e Estados. Pessoas de garra, que a distancia não foi empecilho para virem se unir e glorificar a Deus pelos 10 anos de Missão da Pastoral da Pessoa Idosa.

Agradecemos a quantos se empenharam na organização. Foram tantos e preciosos os dons que recebemos de muitas pessoas, seja com seu trabalho voluntário, seja colaborando com doação de alimentos ou em espécie para que este evento pudesse ter um excelente resultado.

Por tudo, damos graças a Deus!

Irmã Terezinha Tortelli, Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa