Artigos

Pastoral da Pessoa Idosa encerra 2013 com uma importante conquista!

A Pastoral da Pessoa Idosa participou através de sua Coordenadora Nacional – Ir. Terezinha Tortelli, do X Encontro do PRAM – Projeto Regional (América Latina e Caribe) de Adultos Mayores (pessoas idosas), que aconteceu nos dias 20 a 25 de novembro de 2013 em Havana, Cuba.

Este Encontro contou com a participação de representantes de todos os países que tem projetos ligados ao PRAM: Chile, Bolívia, Peru, México, Panamá, Cuba, Brasil. Além de representantes da Cáritas da Alemanha que é quem subvenciona o PRAM. No caso da Pastoral da Pessoa Idosa, esta não fazia parte do PRAM porque era exclusivo para projetos ligados à Cáritas de seus países. Mas os dirigentes desse Projeto vinham demonstrando interesse em conhecer mais sobre a PPI e por isso nos últimos 3 anos era convidada a participar como convidada.

Durante a realização do X Encontro realizado em Cuba, os dirigentes dos países participantes decidiram transformar este Projeto numa REDE, ocorrendo assim uma mudança significativa. Agora o que era um Projeto, passa a ser uma REDE Latinoamericana e Caribenha que, além de congregar Instituições ou Organizações ligadas às Cáritas, ficou aberto também para outras Instituições afins. E neste sentido, a Pastoral da Pessoa Idosa passou a fazer parte efetiva dessa Rede.

Será uma Rede comprometida com a promoção da dignidade e dos direitos das pessoas idosas, a partir de seu protagonismo, construindo uma sociedade para todas as idades e em diálogo com a sociedade civil e entidades públicas.

Como resultado do X Encontro realizado em Cuba, foi elaborada a Carta de Havana 2013 que tem por título: “Por uma sociedade inclusiva para todas as idades”.