Artigos

Representantes da Pastoral da Pessoa Idosa se reúnem em Bálsamo/SP

Representantes da Pastoral da Pessoa Idosa de oito paróquias da região participaram de um encontro em Bálsamo, na tarde do último dia 26. A reunião serviu para o aprimoramento das atividades da pastoral e para a escolha da coordenadora diocesana. Roseli Cácia Balotti Castilho de Souza, da própria Bálsamo, vai continuar no cargo por mais dois anos.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, realizado na escola estadual Joaquim Silvio Nogueira. Atualmente, em 12 paróquias da Diocese são atendidos 1.160 idosos. O trabalho envolve 144 voluntários, que são os líderes comunitários.

“Para participar da pastoral basta ter boa vontade. O que fazemos é levar um pouco de informação, atenção e carinho às pessoas com mais de 60 anos, algumas vezes desamparadas pela própria família”, explica Roseli.

O evento também contou com a presença da coordenadora estadual, a professora aposentada Tereza Maciel, a Terezinha, que é de Aparecida. Ela lembrou a principal missão dos líderes: promover e valorizar a pessoa idosa. “Eles precisam se sentir amados. Enquanto há vida, todos precisamos seguir nossa missão. Afinal, Deus ama crianças, jovens, adultos e idosos da mesma maneira”, afirma.

Os padres Natalício Nascimento dos Santos, coordenador de pastorais, e Irineu Vendrami, vigário geral, também prestigiaram o encontro. “Infelizmente o governo, de um modo geral, não valoriza suas crianças e idosos, pois são pessoas que não produzem receitas para a economia. Esse pensamento precisa ser mudado, já que daqui a alguns anos, com o aumento da expectativa de vida, teremos uma grande multidão de idosos vivendo em nossas cidades. Por isso essa pastoral ainda terá um grande trabalho pela frente”, analisa Irineu.

Durante as visitas domiciliares os líderes comunitários orientam os idosos sobre a importância de movimentar-se, desenvolver alguma atividade física, ingerir líquidos, prevenir quedas etc. Quando é identificado algum problema, é o líder quem encaminha o idoso ao órgão adequado.

Para se tornar um líder basta passar por uma breve capacitação e ter disposição para visitar alguns idosos em suas casas pelo menos uma vez por mês. Segundo a coordenadora Roseli, o desafio é implantar a pastoral em mais paróquias, sem deixar que o trabalho seja monitorado de perto, de modo a garantir mais qualidade de vida aos idosos através da orientação.

Texto de Bruno Xavier