Artigos

3 anos de Pastoral na Paróquia São Miguel Arcanjo

vitconq2A Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia São Miguel Arcanjo da Arquidiocese de Vitória da Conquista comemora 3 anos  a serviço da vida e da fé.
Texto de Durvalice Abreu - Coordenadora da Arquidiocese de Vitória da Conquista

A Pastoral da Pessoa Idosa, é um organismo vinculado a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi fundada em 05 de novembro de 2004, com o objetivo de assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas. Esta pastoral tem duas atividades essenciais para desenvolver sua missão: visita mensal domiciliar às pessoas maiores de 60 anos de preferência as mais fragilizadas; e reunião mensal para avaliação e reflexão com os voluntários que fazem as visitas domiciliares. Na Paróquia São Miguel Arcanjo, essas atividades são realizadas por 16 líderes comunitários que visitam 110 famílias e 118 pessoas idosas.

É pela fé que o líder comunitário anuncia e vive a Palavra de Deus, vê e reconhece o próprio Cristo na pessoa idosa, dá testemunho para que o valor da vida seja reconhecido, distribui dons, conhecimentos e se empenha para que as pessoas idosas sejam respeitadas em sua dignidade de filhos de Deus.
 
O líder também motiva as pessoas idosas para que elas reconheçam em si a presença divina, vivendo essa fase da vida com alegria e gratidão.

O líder comunitário é também um missionário: doa o seu tempo, visita, escuta, aprende, compreende, anima, leva esperança e compartilha conhecimentos. Enfim, é fermento no meio da massa comunitária.

vitconq1Nossos idosos precisam de um aperto de mão, de um olhar, de um sorriso, de um abraço. Por isso, a Pastoral da Pessoa Idosa faz um belo trabalho, e para que ela cresça e se espalhe é preciso que você irmão e irmã que se identifica com o idoso, venha se juntar a nós, porque existem muitos outros idosos esperando pela nossa visita.