PPI do Regional Norte 2 realiza encontro de avaliação

norte 1Entre os dias 13 e 15 de agosto, está acontecendo o Encontro Regional de Avaliação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) do Regional Norte 2 da CNBB. O evento acontece na sede do regional em Belém (PA) e reúne aproximadamente 27 pessoas - agentes da PPI que atuam nas nove dioceses e três prelazias que contam com o trabalho da Pastoral atualmente.

De acordo com Vera Lopes, da coordenação estadual da PPI, este evento é enriquecedor porque “proporciona um encontro entre lideranças, em que cada um expõe suas dificuldades e desafios e, juntos planejamos, os passos que queremos dar”.

Na programação do encontro há dinâmicas, momentos de oração conduzidos pelos participantes, exibição de vídeos sobre o envelhecimento e também estudos e rodas de conversas sobre os cinco passos da metodologia da PPI, que são: ver, julgar, agir, celebrar e avaliar. O encontro todo é fundamentado em três pilares: desafios, avanços e planejamento.

Houve também a presença de convidados. A secretária-executiva da CNBB Norte 2, Cristiane Araújo, apresentou aos participantes um pouco da realidade do regional, que abrange os estados do Pará e Amapá. O coordenador regional das Pastorais Sociais, Francisco José, participou do encontro falando um pouco sobre os projetos coletivos e o seu trabalho como agente da Pastoral da AIDS. Neste encontro, as lideranças de cada diocese entregaram à coordenação estadual os relatórios de atividades desenvolvidas.

No dia 14, penúltimo dia de encontro, o bispo auxiliar de Belém, dom Irineu Roman, presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, dom Irineu narrou um pouco de sua vivência com idosos e destacou a tristeza ao perceber “muitos idosos abandonados por suas famílias, carentes de atenção e carinho”. Ao final da celebração, o bispo ressaltou: “As pessoas buscam a Igreja, nos dias de hoje, para um encontro com Deus, e é por isso que em cada pastoral que estivermos, em cada grupo, nós devemos sempre questionar e avaliar nossa caminhada nos perguntando: será que estamos favorecendo este encontro com Deus?”.

Fonte: CNBB Norte 2

 

norte 1norte 2norte 3norte 4