Prazo para registro de idosos em Cadastro Único é prorrogado

bpc

O prazo para idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se cadastrarem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi prorrogado até dezembro.

A recomendação é do Tribunal de Contas da União (TCU) para aperfeiçoar a gestão de benefícios sociais. A prorrogação foi publicada dia 26 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU).

O BPC é no valor de um salário mínimo mensal concedido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) a idosos acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), cerca de 2 milhões de idosos recebem um salário minímo mensal referente ao benefício.

Segundo a superintendente de assistência social, Elisberlania Correia, para realizar o cadastro o responsável deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com um documento de identificação pessoal, CPF e comprovante de residência.

A sugestão é que o cadastro seja efetuado no mês de aniversário do beneficiário.

“Vale lembrar que a inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite o acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto na conta de energia de acordo com a quantidade de quilowatt-hora consumido pela unidade, além da carteira do idoso”, explicou a superintendente.

Fonte: G1