Em audiência geral, Papa Francisco reflete sobre a Multiplicação dos Pães

A metodologia de trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa baseia-se na Palavra de Deus, no Evangelho de Marcos 6,34-44, a descrição da multiplicação dos pães e dos peixes. E esse também foi o assunto da reflexão do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira (17/08). Diante de milhares de pessoas que lotaram a Sala Paulo VI, Francisco afirmou: “Assim era Jesus, sempre com a compaixão. Sempre pensando nos outros”. O Papa destacou uma reação de Jesus diante da multidão: “Jesus não é frio, não tem um coração frio. Jesus é capaz de se comover”, disse o Pontífice.

Silêncio
Todavia – recordou o Papa – mesmo sentindo-Se ligado à multidão e sem querer que essa vá embora, Cristo tem necessidade de momentos de solidão, “de oração com o Pai: e muitas vezes passa a noite rezando com seu Pai”, disse Francisco. E, assim, mais uma vez, Jesus se dedica ao povo. “A sua compaixão não é um sentimento vago; mostra toda a força da Sua vontade de estar próximo a nós e de nos salvar”. “Nos ama muito, Jesus, e quer estar próximo a nós”, refletiu o Pontífice.

Nascer e renascer
Ao reiterar que o “Senhor vai ao encontro das necessidades do homem”, mas que, todavia, quer que cada um de nós participe concretamente da sua compaixão, o Papa traçou um paralelo entre o milagre dos pães e a Eucaristia. “A comunidade cristã nasce e renasce continuamente desta comunhão eucarística” – prosseguiu o Papa – “Jesus quer chegar a todos, para levar a todos o amor de Deus. Por isso, faz de cada fiel um servidor da misericórdia”. “Assim, Jesus vê a multidão, sente compaixão, multiplica os pães – e o mesmo faz com a Eucaristia – e nós fiéis que recebemos este dom, somos incentivados por Jesus a levar este serviço aos outros, com a mesma compaixão de Jesus”.

Tudo!
O Papa então conclui sua reflexão recordando que todos ficaram saciados. “Quando Jesus com a sua compaixão, com o seu amor nos dá uma graça, perdoa os nossos pecados, nos abraça, nos ama, nunca faz pela metade. Tudo! Como aconteceu aqui. Todos se saciaram. Jesus preenche o nosso coração, a nossa vida, do seu perdão, da sua compaixão”.

Clique aqui para ver a mensagem completa

Fonte: Rádio Vaticano