Pastoral da Pessoa Idosa realiza encontro com os 3 estados do Sul do Brasil

Os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná realizaram, nos dias 03 a 05 de junho, o Sulão, Encontro Regional dos estados do Sul do País. O encontro, realizado em Curitiba, reuniu os coordenadores estaduais e diocesanos dos 03 estados e foi um momento de estudo, troca de experiências e planejamento para os próximos meses. Esse também foi momento de realizar a a oficina "Porta a Porta contra a violência à Pessoa Idosa".

Durante o encontro foi apresentada a realidade da Pastoral da Pessoa Idosa em todos os estados e em cada diocese, com análise do número de líderes e idosos acompanhados, além de um estudo sobre os Indicadores de Fragilidades, instrumento que permite fazer um mapeamento e identificar o "rosto" das pessoas idosas acompanhadas, como a classificação por sexo, faixa etária e grau de dependência.

Os participantes também aproveitaram para realizar o mapeamento dos serviços da Rede de Apoio que existem nas comunidades, atividade vinculada a Oficina que a PPI está promovendo junto com o SDH.

Outro momento marcante foi o encerramento, com missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, celebrada pelo Embaixador da Pastoral da Pessoa Idosa, Padre Reginaldo Manzotti. O próximo encontro será em Natal/RN, nos dias 10 a 12 de junho, e irá reunir todos os estados do Nordeste do Brasil.

Veja matéria produzida pela Rede Católica da Igreja sobre o encontro.