Padre Reginaldo Manzotti fala do seu papel de embaixador da Pastoral da Pessoa Idosa

Em entrevista ao Portal A12.com, Pe. Reginaldo Manzotti, falou sobre o seu papel como Embaixador da Pastoral da Pessoa Idosa e sua responsabilidade no âmbito religioso, social e afetivo. 

 A Pastoral da Pessoa Idosa nomeou o padre Reginaldo Manzotti, em agosto desse ano, como embaixador da Pastoral. Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, ao nomear padre Reginaldo, pediu aos padres de todo o Brasil que apoiem e implantem PPI em suas paróquias.

 

Padre Reginaldo Manzotti conversou com o A12.com e e falou do seu papel como embaixador da instituição e sua responsabilidade nos âmbitos; religioso, social e afetivo.

“Meu papel é sensibilizar a Igreja e as comunidades para o respeito e cuidado com a pessoa idosa. Trazer com responsabilidade as dificuldades que os idosos vivem no ponto de vista social e afetivo. No social, fazer ser conhecido o estatuto da pessoa idosa. Sensibilizar as autoridades públicas em ações mais efetivas. Instigar as comunidades paroquiais a começarem a Pastoral da Pessoa Idosa. Levantar a bandeira do Day Use do idoso, onde a pessoa fica com a família, mas é assistida com dignidade. Na afetiva, que as famílias não se "livrem" dos idosos colocando-os em asilos. Que sejam amados na sua inutilidade. Sejam respeitados no seu limite. E honrados pela sua história. Que se "gaste" tempo para ouvir como manda a Sagrada Escritura: “Somos o que nossos pais nos contaram.", assumiu.

A Pastoral da Pessoa idosa completa, no mês de novembro, 11 anos de trabalhos pelo Brasil, para o padre Reginaldo essa história já está bem encaminhada, fruto de muito empenho.

“Uma história recente, mas com passos firmes. Estando hoje em quase todas as dioceses de forma estruturada e organizada, que é a parte mais importante de toda e qualquer Pastoral. O seu presidente, Dom José Antônio Peruzzo e na sua coordenação nacional, a Irmã Terezinha Tortelli, pessoas extremamente abertas, motivadas e solicitas à parcerias”, colocou.

Para 2016, a principal expectativa do Padre Reginaldo para a Pastoral da Pessoa idosa é despertar mais voluntários no Brasil inteiro.

 

Fonte: Portal A12

Entrevista concedida para Valquíria Vieira