11 anos de Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil!

Novembro é um mês especial para a Pastoral da Pessoa Idosa! Hoje, dia 05 de novembro, completamos 11 anos de fundação e de trabalho junto aos idosos do Brasil. Organismo vinculado à CNBB, foi fundada no dia 05 de novembro de 2004 pela Dra. Zilda Arns, na ocasião Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

 Ao longo desses 11, foram muitas conquistas e desafios enfrentados pela PPI. Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, destaca que entre as principais conquistas está a própria expansão da PPI nestes 11 anos, apesar das dificuldades enfrentadas. "Queremos celebrar o acompanhando a uma média mensal de mais de  172 mil pessoas idosas através de 22 mil Líderes comunitários voluntários", celebra Ir. Terezinha. 

Mas os desafios ainda são grandes, "o principal problema que enfrentamos é a falta de recursos financeiros para poder garantir a formação permanente dos agentes de pastoral e, consequentemente, todo o trabalho de acompanhamento às pessoas idosas. Outro desafio é o descaso ao segmento “pessoa idosa” a nível governamental. São muito valorizadas as políticas públicas na área do turismo da 3ª idade, esportes, lazer, dando uma clara visão de que o que vale é o econômico. Mas para a porção vulnerabilizada – foco preferencial da Pastoral da Pessoa Idosa, pouco se avançou nas políticas públicas de direito e proteção, e consequentemente no investimento a este segmento da sociedade", lembra Ir. Terezinha ao falar sobre os desafios que a PPI encontra.

“acompanhe com uma compreensão amorosa”

Toda formação que a PPI dispensa aos seus voluntários é nesta perspectiva: formar redes de solidariedade entre as famílias, para que se crie um ambiente de benquerença, de entre ajuda, onde a pessoa idosa se sinta bem, se sinta protegida e também se sinta protagonista em seu próprio espaço de convivência. R Pastoral da Pessoa Idosa se destina a todos, não importa quais sejam suas crenças, seu estilo de vida, suas histórias, suas experiências, sua trajetória de vida. Dedica-se a todos os que envelhecem, embora tenha seu foco preferencial nos mais vulnerabilizados, seja por sua fragilidade física ou por situações de risco social.