Imposição do Pálio a Dom Peruzzo será nesta sexta-feira (09)

Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e Presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, terá a imposição do Pálio nesta sexta-feira, dia 09 de outubro, em Curitiba Paraná. 

A pedido do papa Francisco, a imposição do pálio será realizada nas dioceses de origem e pela mão dos núncios apostólicos locais. Esta será a primeira Imposição do Pálio no país, após a mudança do Papa.

 

No dia 29 de junho, Dom José Antônio Peruzzo recebeu o pálio das mãos do papa Francisco, na tradicional missa presidida pelo pontífice na Basílica Vaticana, por ocasião da solenidade dos santos Pedro e Paulo. Dom Peruzzo era o único brasileiro entre os 46 arcebispos.

O Pálio

O pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica. Nos primeiros séculos do Cristianismo, seu uso era exclusivo dos papas. A partir do século VI, passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos, tradição que perdura até hoje.

O pálio é elaborado com lã branca, possui cerca de 5 centímetros de largura e dois apêndices, um na frente e outro nas costas. Possui também seis cruzes bordadas em lã preta. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utilizando a lã de dois cordeiros que são oferecidos ao papa no dia 21 de janeiro de cada ano, na Solenidade de Santa Inês.

Serviço:

A Arquidiocese de Curitiba convida para a Solenidade de Imposição do Pálio Pastoral a Dom José Antônio Peruzzo, por Sua Excelência Reverendíssima Dom Giovanni d’Aniello. A Celebração acontecerá no dia 09 de outubro, às 19 horas, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba.

Dia: 09 de outubro de 2015

Horário: 19 horas

Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Rua: Barão do Serro Azul, 31 – Centro – Curitiba – Paraná