A Diocese de Limeira-SP acolheu o Encontro Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa

A abertura das atividades ocorreu com a missa presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, Bispo Diocesano de Limeira. Durante sua homilia, Dom Vilson destacou o importante papel desenvolvido pela Pastoral da Pessoa Idosa no cuidado com os idosos, se referindo aos líderes como “mensageiros da palavra de Cristo”, através das ações de solidariedade e levando uma vida mais digna aos idosos. 

Ao todo, 34 dioceses do Regional Sul 1 participaram do encontro, que teve como principal objetivo a apresentação do Novo Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa aos coordenadores diocesanos.

 

Segundo a Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, a pastoral faz o acompanhamento domiciliar com um objetivo muito claro, que é ir ao encontro das pessoas mais fragilizadas. “Nos sentimos plenamente dentro da convocação do Papa Francisco, de ser uma Igreja de saída, que vai às periferias, assistindo idosos que estão na solidão, doentes empobrecidos”, disse a irmã, que fez questão de ressaltar que “a Pastoral da Pessoa Idosa é uma Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB)”.

Tereza Maciel, Coordenadora Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, que também esteve participando do encontro, disse que a pastoral está presente em 38 dioceses do Regional Sul 1. Há três anos como coordenadora no estado de São Paulo, Tereza relata que, mesmo sendo um trabalho que colabora com os padres em visitas aos enfermos, existe muita dificuldade de aceitação nas paróquias, mas muitos frutos têm sido colhidos. “É uma pastoral que garante uma qualidade de vida e uma vida digna. O trabalho é difícil mas confiamos nEle e Maria, assim temos tido resultados muito positivos”, destacou.

Para a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, da Diocese de Limeira, Sandra Regina Capana Michellim, sediar o encontro estadual foi um ganho muito grande, porque “as informações incentivam ainda mais os líderes para levar maior qualidade de vida aos idosos, compenetrados na missão, com amor e com dedicação, neste serviço que se faz necessário”.

Na Diocese de Limeira, 22 paróquias têm a Pastoral da Pessoa Idosa, divididas em quatro cidades, e sete paróquias aguardam para fazerem a capacitação. Cerca de 200 líderes acompanham mais de 1000 idosos nestas paróquias.

O Novo Guia

O novo Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa foi apresentado pela 1ª vez na Assembleia que aconteceu no mês de maio, num trabalho realizado com os coordenadores estaduais. Agora a capacitação está sendo nos estados, para capacitar os coordenadores diocesanos e uma pessoa de cada diocese. Esta dupla deverá capacitar os coordenadores e uma pessoa das paróquias, para que eles capacitem os líderes comunitários que vão fazer as visitas domiciliar em suas comunidades.

Irmã Terezinha Tortelli explica que o guia traz a missão do líder – que é capacitado para atuar em diferentes situações, e os objetivos da pastoral, que são: visita domiciliar mensal às pessoas idosas; ser ponte entre a família e os serviços que existem na comunidade (serviços de apoio à pessoa idosa); colaborar na construção da rede de apoio, atuando na comunidade, na cidade, para que se organize os serviços de apoio da pessoa idosa.

O Novo Guia do Líder traz alguns textos de apoio, entre eles a proposta de um grupo de cardiologistas que procurou a CNBB pedindo colaboração na divulgação de uma nova técnica para corrigir a Estenose Aórtica, que é um estreitamento da válvula aórtica, uma doença que afeta aproximadamente 3% da população com idade superior a 75 anos. A nova técnica consiste no implante de uma válvula, uma técnica mais simples do que a usada até então.

Irmã Terezinha, ao final da celebração eucarística de abertura do encontro, entregou a Dom Vilson o Novo Guia Líder.

A impressão do novo Guia do Líder, assim como a capacitação, é uma das ações do projeto "Transformando Vidas: Melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa no Brasil" e a Pastoral da Pessoa Idosa. O Estado de São Paulo foi o terceiro estado a ter este encontro de formação e reflexão sobre o Novo Guia do Líder. No Estado, a Diocese de Limeira foi também escolhida, dentre as dioceses, para ter o Projeto Piloto aplicado.

Colaboração: Marco Antonio Erbeta - Assessoria de Imprensa Diocese de Limeira