O homem justo não vive sozinho

O HOMEM JUSTO NÃO VIVE SOZINHO

Monica Picco - Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Região Episcopal Lapa, São Paulo

crianca_com_avsO homem justo não vive sozinho: Está sempre acompanhado e protegido por Deus. A Pastoral da Pessoa Idosa se depara, muitas vezes, com injustiças praticadas contra os idosos. O lugar destas injustiças vai desde a sua casa, provenientes da sua própria família até a comunidade em que vive. Sem contar as injustiças sociais provocas pela falta de leis que assegurem e protejam os idosos. Porém, nada disso deve impedi-lo de louvar e agradecer a Deus por sua vida.

O livro de Tobias nos ensina que sendo tementes e fiéis a Deus, Ele não nos desampara. Tobit, pai de Tobias, foi acometido pela cegueira na sua velhice. Como havia sempre temido a Deus desde a sua infância e guardado Seus mandamentos, ele não se afligiu (nem murmurou) contra Deus. Ao contrário, perseverou firme no temor de Deus, e continuou a dar-lhe graças em todos os dias de sua vida.

Os idosos já têm que lidar com as algumas limitações que a idade favorece: problemas com mobilidade, visão, audição, vulnerabilidade para doenças físicas, e às vezes, mentais. Situações que os fragilizam e podem levá-los a problemas mais sérios, tanto físicos quanto psicológicos. É neste momento que nós, amigos e parentes devemos estar atentos e animá-los a procurar cuidados médicos e buscar atividades que os remetam a uma vida com alegria e qualidade.

Porém, existem também as tribulações familiares. Aquelas que não dependem tanto dos amigos, mas sim da família. O tratamento dado à pessoa idosa. O respeito merecido, a atenção a qual ela é digna, a valorização que ela espera. São tão simples os gestos que podem demonstrar este carinho, mas tão difícil de ser prática nas famílias das nossas comunidades.

A Pastoral da Pessoa Idosa orienta suas líderes a estarem atentas a estas circunstâncias. A líder (ou o líder) é preparada para "captar" nas visitas aos idosos uma situação em que a pessoa idosa é negligenciada e está sofrendo por isso. Tanto que uma das funções da líder é: ser ponte entre o idoso e sua família. Qualquer tipo de "desvio negativo" no curso normal da vida da pessoa idosa pode levá-la a uma mudança de comportamento que varia desde uma grande tristeza (podendo vir a ser uma depressão) até uma doença ou agressividade anormal. Na maioria das vezes a família não percebe este caminho (ação e reação). Neste momento, a líder entra em ação.

No entanto, é nosso papel estimular as pessoas idosas a cuidarem, também, da sua vida espiritual. Sua relação com a vida e com Deus. Direcionarmos para que elas não se sintam injustiçadas pela vida, tampouco por Deus, e que tenham a certeza da grande misericórdia que nosso Pai tem por cada um de nós.

Acalmemos os corações dos nossos idosos e mostremo-lhos que Deus nunca nos desampara: "Bendigam a Deus e proclamem diante de todos os seres vivos os benefícios que Ele vos concedeu" (Tb 12, 6).

Monica Picco
Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa
da Região Episcopal Lapa