Coordenação Estadual

A equipe da Coordenação Estadual é formada pelos Coordenadores Diocesanos e demais membros. O Coordenador Estadual será indicado pelo Bispo (Arqui)Diocesano, Presidente do Regional da CNBB que o Estado faz parte. O coordenador(a) terá mandato de dois anos. A coordenação estadual estará sempre vinculada a um Regional da CNBB.

Para realizar a MISSÃO junto às pessoas idosas, o Coordenador Estadual, juntamente com a sua equipe, receberá a capacitação básica de capacitador antes de assumir como coordenador. Seguirá as orientações do Estatuto e Regimento Interno da Pastoral da Pessoa Idosa e a metodologia conforme orientações recebidas na capacitação, e desempenha as seguintes atribuições:

a) Organizar, gerenciar e coordenar as ações do seu Estado:

Realizar uma assembléia anual do Estado para avaliação, planejamento, análise das contas e demais assuntos referentes à caminhada da Pastoral da Pessoa Idosa.
Abrir e manter a conta corrente bancária em estabelecimento bancário indicado pela Coordenação Nacional. Esta conta deve ser utilizada especificamente para a movimentação financeira da Pastoral da Pessoa Idosa, Coordenação Estadual e movimentada sempre em conjunto com duas assinaturas.
Manter atualizados os cadastros das Dioceses já existentes com as ações da Pastoral da Pessoa Idosa.
Verificar se as Coordenações Diocesanas/Setores estão acompanhando corretamente e enviando as FADIs à Coordenação Nacional, até o dia 10 de cada mês.
Planejar semestralmente as atividades de capacitação da Pastoral da Pessoa Idosa em nível estadual. Encaminhando uma cópia do formulário de planejamento à Coordenação Nacional, quando necessitar de recurso.
Gerenciar os recursos financeiros recebidos.
Elaborar a prestação de contas referente aos recursos recebidos e utilizados pelo Estado, conforme orientações gerais sobre prestação de contas.
Solicitar materiais educativos à Coordenação Nacional, conforme necessidade para manter um estoque e divulgar as ações da Pastoral da Pessoa Idosa.
Encaminhar, acompanhar e incentivar o uso dos materiais educativos da Pastoral da Pessoa Idosa.
Manter atualizado o arquivo dos cadastros, prestações de contas, e planejamentos do Estado. Arquivar cópias de todos os documentos enviados a Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.
Manter contato com multiplicadores da Pastoral da Pessoa Idosa.

b) Visitar as Dioceses/Setores:
Implantar a Pastoral da Pessoa Idosa nas Dioceses/Setores que ainda não realizam as ações, iniciando pelos locais mais pobres, sempre com o consentimento do Senhor Bispo e do Pároco.
Visitar anualmente todas as Dioceses/Setores, de acordo com planejamento e cronograma, dando prioridade aos que estão iniciando o trabalho ou que estejam com dificuldades.
Estar presente e acompanhar todos os momentos mais importantes da caminhada das coordenações diocesanas/setores.

c) Promover Assembléia Geral anual:
Avaliar e planejar as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa
Apreciar as prestações de contas, os recursos recebidos, suas fontes, como foram empregados, saldo disponível e situação patrimonial.
Apresentar os convênios, contratos e compromissos vigentes.
Enviar propostas e recomendações à instância superior.
Aplicar as recomendações do Regimento Interno da Pastoral da Pessoa Idosa artigos 55 à 61.

d) Descentralizar as atividades:
Formar, manter e acompanhar a Equipe de Coordenação Estadual, dividindo e distribuindo as diversas funções.
Formar equipes de multiplicadores voluntários, que tem como missão capacitarem os Capacitadores da Pastoral da Pessoa Idosa.
Formar equipes de apoio, que atuam em ações eventuais como comemoração de datas significativas, palestras, promoções e outras.
Incentivar a participação dos membros da Pastoral da Pessoa Idosa no Conselho Estadual de Direitos dos Idosos, divulgação do Estatuto da Pessoa Idosa e outros.
Promover articulações com autoridades públicas e dirigentes da iniciativa privada.
Articular-se com as Pastorais Sociais, Conselhos Regionais da CNBB e outros.

e) Perfil do coordenador estadual:
Conhecer e amar a Pastoral da Pessoa Idosa;
gozar da confiança da igreja;
Ter espírito missionário;
Ter disponibilidade de tempo para viagens;
Visitar as Paróquias/Ramos e acompanhar seu desempenho;
Participar das assembléias eletivas nas Paróquias/Ramos;
Estar comprometido com o trabalho comunitário;
Ter facilidade de comunicação, ser bom articulador, saber organizar, delegar, animar e celebrar a caminhada;
Formar equipe.