Jornada dedicada às pessoas idosas e avós na Praça de São Pedro em Roma

“A bênção de uma vida longa” – com este tema, aconteceu na Praça de São Pedro em Roma, no dia 28 de setembro, um emocionante encontro do Papa Francisco com as pessoas idosas e avós vindos do mundo inteiro.

O evento teve início as 09h00 da manhã com a chegada do convidado mais ilustre do Papa, o Papa emérito Bento XVI, muito aplaudido pela multidão.

Aos poucos a Praça de São Pedro no Vaticano foi ficando lotada. Iniciaram as apresentações abordando a temática do envelhecimento no antigo testamento, apresentando personagens que tiveram a bênção de uma vida longa. Essas apresentações eram intercaladas com cantores ao vivo, entre eles o famoso Andrea Bocelli.

Pouco antes das 10h00, muito aclamado pela multidão, chegou o Papa Francisco. Como primeiro gesto, foi cumprimentar o Papa emérito; em seguida ouviu alguns testemunhos atuais de pessoas idosas antes de fazer seu pronunciamento.

Às 10h30 teve início à celebração da santa missa presidida pelo Papa Francisco e concelebrada por muitos sacerdotes idosos.

A Pastoral da Pessoa Idosa esteve presente, representada por sua coordenadora nacional – Irmã Terezinha Tortelli e pela Irmã Ketty Folly, membro da equipe nacional da PPI. Ambas tiveram a oportunidade de estar na primeira fileira e acompanhar tudo bem de perto.

Igualmente foi um privilégio e uma graça especial ter podido visitar a Casa Santa Marta – residência do Papa Francisco e rezar pela PPI na capela onde diariamente o Papa celebra a missa pela manhã.

Esta visita aconteceu no dia 26 de setembro; e no dia 27, véspera do evento com o Papa na Praça de São Pedro, Ir. Terezinha e Ir. Ketty participaram de uma entrevista na Rádio Vaticana, onde puderam apresentar o trabalho realizado por milhares de voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa.