Parceria entre Pastoral da Pessoa Idosa e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Parceria da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) vai assegurar informações sobre a estenose aórtica para milhares de idosos do Brasil.

A Sociedade Brasileira Hemodinâmica (SBHCI) e a Pastoral da Pessoa Idosa acertaram parceria para levar informações para milhares de idosos no Brasil sobre a estenose aórtica, doença que afeta 1 em cada 20 idosos com mais de 75 anos, em reunião realizada em Curitiba com a presença dos médicos Marcelo Queiroga, Costantino Costantini, Deborah Nercolini (SBHCI) e a Irmã Terezinha Tortelli, Coordenadora Nacional da PPI.

Segundo a Irmã Terezinha, é importante fazer chegar às informações sobre a estenose aórtica, doença muito comum em idosos, e suas modalidades de tratamento, entre elas o Implante por Cateter de Bioprótese Valvar Aórtica (TAVI), destacando: “certamente vamos divulgar e fazer chegar esse tema tão importante às pessoas idosas que são acompanhadas através de nossos 18 mil voluntários em 812 Municípios de 25 Estados do nosso Brasil.”

Essas informações sobre a estenose aórtica e o TAVI serão incluídas no Guia do Líder – que é o livro básico onde constam as informações para a missão do Líder Comunitário (que faz as visitas às pessoas idosas) em linguagem acessível. Também serão gravadas entrevistas com os especialistas indicados pela SBHCI para os programas de rádio “Envelhecer de Bem com a Vida”.

Essas ações integram a Campanha Jovens Corações que no Estado do Paraná tem o apoio do Hospital Costantini — com Deborah Nercolini e Constantino Costantini.


Fotos: Marcelo Queiroga e Irmã Terezinha Tortelli, FC.