PPI da Diocese de Patos (PB) promove atividades no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

dia mundial 4A Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Patos (PB) viveu com intensidade o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Foram realizadas diversas atividades, como panfletagem nas escolas e instituições, palestras com psicólogos, apresentação de programas de rádio, celebrações Eucarísticas, visitas às pessoas idosas com a presença do Padre, quadrilha junina e muito forró.

Quando se fala em violência contra a pessoa idosa, pensa-se na violência física, mas esta não é a única. Há inúmeras formas de violências veladas e mascaradas, como a psicológica, econômica, moral, sexual, familiar, social, institucional, estrutural e a violência que pode resultar de ato de omissão e negligência.

Apesar da existência do Estatuto do Idoso, as pessoas idosas continuam a ter seus direitos desrespeitados. “É necessário mudar atitudes práticas e políticas para concretizar as potencialidades do envelhecimento, favorecendo-o como digno e seguro e criando oportunidades de desenvolvimento pessoal para os idosos”, afirma Maria Joseny Josa, coordenadora da PPI na Diocese de Patos.

“É fundamental garantir a participação dos idosos na vida econômica, política e social, para que sejam cidadãos com plenos direitos e desenvolvam seu potencial mediante o acesso a recursos culturais, espirituais, educativos e recreativos para eliminar a violência e a discriminação”, completa a coordenadora.

 

dia mundial 1dia mundial 2dia mundial 3dia mundial 4dia mundial 5dia mundial 6dia mundial 7dia mundial 8dia mundial 9