26 de julho - Dia dos Avós

20374741 1644161062261271 9161904887411720492 n

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho, data em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A data foi escolhida pelo papa Paulo VI, no século XX e presta homenagem aos santos, e que nós veneramos como modelo de avô e avó.

A Pastoral da Pessoa Idosa publica aqui algumas palavras do Papa Francisco, que sempre se lembra dos idosos e dos avós em seus discursos:

Respeito

“Um povo que não respeita os avós é um povo sem memória e, consequentemente, sem futuro.”

Família

“Os avós na família são os depositários e, muitas vezes, testemunhas dos valores fundamentais da vida. A tarefa educativa dos avós é sempre muito importante e torna-se ainda mais, quando, por várias razões, os pais não são capazes de assegurar uma presença adequada ao lado dos filhos durante a idade do crescimento.”

Santuário espiritual

“Os avôs e as avós formam o “coro” permanente de um grande santuário espiritual, onde a oração de súplica e o canto de louvor apoiam a comunidade que trabalha e luta no campo da vida.”

Palavras dos avós

“As palavras dos avós têm algo de especial para os jovens. E eles sabem disso. As palavras que a minha avó me entregou por escrito, no dia da minha ordenação sacerdotal, eu as levo ainda comigo, sempre, no breviário, e as leio e me faz bem.”

Experiência de vida

"Aos avós que receberam a bênção de verem os netos, foi confiada a tarefa de transmitir a experiência de vida, a história da família e partilhar com simplicidade a sabedoria e a fé, que é a herança mais preciosa.”

Avós: grande tesouro

“Os avós são um tesouro. A memória de nossos antepassados leva à imitação da fé. A velhice, às vezes, é dramática por causa das doenças e de todo o resto, mas a sabedoria de nossos avós é a herança que recebemos.”

fonte: https://noticias.cancaonova.com/mundo/recorde-frases-do-papa-francisco-sobre-importancia-dos-avos/