Água é fonte de vida também para a Pessoa Idosa

Todos sabemos o quanto é importante para a saúde a ingestão de água, e para a pessoa idosa essa orientação não é diferente. Com o passar dos anos, as pessoas vão reduzindo a quantidade de água ingerida, e no caso da pessoa idosa, essa diminuição pode trazer sérios problemas de saúde.  A quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e dependente de vários fatores, incluindo a idade e o peso da pessoa, a atividade física que ela realiza e o clima e a temperatura do ambiente onde ela vive. É importante estar atento ao consumo diário de água para evitar casos de desidratação, principalmente em dias muito quentes.

A desidratação em pessoas idosas é algo que ocorre mais fácil e com muito maior frequência do que a maioria das pessoas imagina, segundo a geriatra Anna Carolina Peres. O índice de água no nosso corpo cai drasticamente com o avanço da idade. Ele fica na casa dos 50% nessa fase da vida, sendo que na juventude temos 80% de água no organismo. Com essa regressão nas reservas hídricas, a desidratação na pessoa idosa acontece muito mais rapidamente, se a ingestão de líquidos não for mantida em bons níveis.

Outro agravante está na falta de sede

A sede é o grande alarme dado pelo nosso organismo, informando que está precisando ser hidratado. Porém, nos idosos, esse mecanismo regulador vai se tornando cada vez menos eficiente. Por isso, essas pessoas têm mais dificuldade para perceber quando estão precisando se hidratar. Elas simplesmente não têm vontade ou sentem pouca necessidade de beber água. Mas, obviamente, não deixam de precisar do precioso líquido!

Uma série de complicações podem surgir a partir da desidratação. Entre elas: confusão mental, queda de pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito. Se nada for feito rapidamente, a desidratação pode levar ao coma e até à morte.

Os líderes comunitários da Pastoral da Pessoa Idosa, durante a visita domiciliar mensal, incentivam que as pessoas idosas adquiram o hábito de ingerir, no mínimo de 6 a 8 copos de água durante o dia. Estudos médicos mostram que os idosos acabam não sentindo tanta sede como os jovens e por isso só notam os quadros de desidratação quando ela fica mais grave.

Nossa orientação é ter sempre uma garrafinha ou um copo de água por perto, mesmo quando não se estiver em casa. Vale lembrar que bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos não devem substituir a água. Uma dica é aromatizar a água com hortelã ou frutas, como rodelas e cascas de laranja e limão.