No dia da Pessoa Idosa, Saúde alerta sobre a prevenção de quedas

O Dia da Pessoa Idosa foi celebrado sábado (1º), e a Secretaria estadual da Saúde aproveitou a data para alertar sobre prevenção de quedas em idosos – um dos maiores problemas para a faixa etária. Dados nacionais apontam que cerca de 30% das pessoas idosas caem todos os anos e essa taxa passa para 40% após os 80 anos. "Pessoas idosas estão altamente suscetíveis a quedas e, principalmente, a lesões decorrentes desses acidentes. Os motivos são os mais variados, como fraqueza, vertigem, redução da visão e a problemas de mobilidade", explica coordenador estadual da Saúde do Idoso, Rubens Bendlin.


Tontura foi o principal motivo da queda da aposentada Carmem Pires Fecchio, 82. Residente do município de Mandaguari, norte do Estado, estava sozinha quando sentiu um desequilíbrio e caiu no quintal de casa. Ajudada pelos vizinhos, precisou ser hospitalizada e levou pontos na barriga, perfurada por um galho. A consulta médica também serviu para diagnosticar a tontura repentina; era labirintite. "Meu cuidado agora é redobrado. Devido às tonturas e à dificuldade de me movimentar e levantar o pé, eu procuro caminhar mais devagar e prestar muita atenção no terreno onde estou andando", diz Carmem.


AMBIENTE
Fatores relacionados aos ambientes também representam grande risco de quedas. "Ambientes mal planejados, com iluminação ruim, pisos ou calçados escorregadios, móveis instáveis e objetos estocados em locais de difícil acesso são riscos que podem estar dentro da própria casa", afirrma Bendlin.

Em média, 10% das quedas acontecem em escadas e o perigo maior está no momento da descida. Para serem mais seguras, as escadas devem ter degraus regulares e de fácil visualização, também é importante que estejam sinalizadas. Além disso, são recomendadas barras de apoio nos banheiros.

De acordo com a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), irmã Terezinha Tortelli, a queda de pessoas com idade avançada causa muito mais danos. "Com o avançar da idade, essas pessoas vão perdendo os reflexos de proteção e a força muscular, terão maior dificuldade para levantar e, com a densidade óssea reduzida, a recuperação é muito mais lenta."


PASTORAL DA PESSOA IDOSA
O trabalho da PPI inclui visitas mensais para monitoramento de idosos em situação de vulnerabilidade. "Fazemos o monitoramento dos idosos cadastrados e priorizamos pessoas com idade mais avançada, fragilidades, doenças, que moram sozinhas, foram abandonadas ou vivem em situação de isolamento", explica a coordenadora.

As visitas da Pastoral reduziram em 10,5% o número de quedas de idosos no período de cinco anos, entre 2011 e 2016. Dados preliminares mostram que, em 2015, 9% das pessoas acompanhadas pela PPI sofreram quedas e 27,3% delas foram internadas.
"Nossos voluntários passam por capacitações voltadas à queda de idosos. Eles recebem orientações sobre a prevenção de acidentes para que tenham um olhar diferenciado durante as visitas que realizam. O objetivo é sempre reduzir esses números", garante a irmã.

Para dar apoio ao trabalho realizado pela PPI, o governo do Estado garantiu repasse de R$ 882 mil por meio de um convênio de 24 meses. A Pastoral está presente em 107 municípios do Paraná e atualmente monitora mais de 28 mil pessoas idosas em todo o Estado.

Fonte: O diário de Maringá