Arquidiocese de Londrina realiza Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa

A Arquidiocese de Londrina realizou dia 24 de setembro Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa. Aproximadamente 40 agentes da pastoral e coordenadores compareceram ao Centro Pastoral Jesus Bom Pastor. A Assembleia foi avaliativa e também formativa, com a oficina: PORTA À PORTA NO COMBATE A VIOLÊNCIA E A NEGLIGENCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, ministrada pela coordenadora provincial da Pastoral da Pessoa Idosa, Leuma Gouveia Camilo, da Diocese de Cornélio Procópio.


Na Arquidiocese de Londrina a Pastoral da Pessoa Idosa está presente nos diversos decanatos, desenvolvendo um trabalho muitas vezes silencioso, de acolhida e consolo aos idosos, muitas vezes fragilizados, pelo abandono material, social e afetivo. Levam o carinho, a esperança, mas também promovem o acesso a políticas públicas, mantendo uma relação de proximidade com a rede de serviço local: CRAS, UBS, outras denominações religiosas presentes no território das paróquias.

“Os idosos não são um peso, eles colaboram com a construção da Igreja, são ativos e muitas vezes estão à frente dos trabalhos pastorais, precisam ser vistos e valorizados para que não desanimem”, afirmou alegremente Mazé, da Paroquia Nossa Senhora dos Migrantes.

Para a coordenadora arquidiocesana Francisca Romagnoli Tavares, a Pastoral da Pessoa Idosa “é a presença misericordiosa de Jesus para essas pessoas que já vivenciaram muitas coisas, é um abraço, uma palavra amiga, a escuta das histórias que o coração guarda e muitas vezes não tem que ouça (...) e também uma ponte entre as famílias e a garantia de direitos, dar visibilidade as necessidades, fragilidades e potencialidades da pessoa idosa.”

A importância da presença da Igreja junto a pessoa idosa foi ressaltada pela Coordenadora Provincial Leuma Gouveia. “O envelhecimento da população brasileira é real e tende a aumentar, portanto as novas gerações já precisam ser preparadas para esse cuidado e que envelheçam com qualidade de vida. Alegra saber que a Pastoral da Pessoa Idosa está implantada em todo o território brasileiro onde leva a muitos a presença carinhosa de Jesus e da Igreja. A Pastoral não faz o papel da política pública, mas promove a mediação. Também não tem foco nos idosos católicos, atua com quem dela precisar, num dialogo macroecumenico e amoroso.”

A questão da violência e negligencia contra o idoso trabalhada da Oficina de Porta em Porta, conceituou os tipos de violência, que vai desde a retenção do cartão de beneficio, idosos presos dentro de casa, deixados em risco com animais domésticos agressivos, acamados que são deixados por longos períodos sozinhos e os medicamentos não são administrados ou ainda a violência física, ameaças, agressões e maus tratos.

O desconhecimentos das leis, dos direitos e dos benefícios, faz do idoso e sua família um público vulnerável, muitas vezes vitimas de pessoas mau intencionadas, que se aproveitam dessas fragilidades para benefícios próprios, portanto a importância do trabalho do agente de pastoral, que com sua presença missionária cuida e anima e acompanha com compreensão amorosa os que já envelheceram. 

Uma das belezas da Pastoral da Pessoa Idosa é levar a dignidade e amor a esses que vieram antes de nós, como afirma o Papa Francisco “Os idosos são homens e mulheres que percorreram, antes de nós, as mesmas estradas, estiveram na mesma casa, travaram a mesma luta diária por uma vida digna.Temos de despertar o sentimento coletivo de gratidão, apreço, hospitalidade, que faça sentir o idoso como parte ativa da sua comunidade. Onde não são honrados os idosos, não há futuro para os jovens.”