PPI participa de encontro das Pastorais Sociais em Brasília/DF

A Pastoral da Pessoa Idosa participou dias 02 a 04 em Brasília do segundo encontro anual das Pastorais Sociais. São 27, entre pastorais sociais, organismos e mobilidade humana que compõe a Comissão 8 da CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O encontro teve como tema a finalização do Planejamento para o triênio de 2016 -2019.

Na abertura, o Presidente da Comissão 8, Dom Guilherme Werlang - Bispo de Ipameri/GO, fez a seguinte recomendação com muita ênfase: “Valorizar e privilegiar momentos de espiritualidade em todos os encontros. O que nos move, nos motiva, nos anima é a espiritualidade. Devem ser momentos centrais, caso contrário não seremos Igreja. Os momentos celebrativos são parte do encontro. O nosso DNA é Cristão”.  “... Somos pastoral social da Igreja; precisamos dedicar tempo em nossas pastorais para a formação da Doutrina Social da Igreja. Ou nos renovamos ou ficamos como um arquivo morto. Somos a Igreja samaritana; a Igreja da misericórdia; a Igreja em saída”.

Após essa abertura de Dom Guilherme, seguiu o encontro com assessoria de diversos peritos, cada um focando um tema, abrangendo questões sociais na política, na economia, nos direitos, ambiental.

Para Frei Olávio Dotto, assessor da Comissão, as pastorais sociais tem dois desafios: fortalecer seu trabalho nas paróquias e dioceses para alargar seu horizonte numa pastoral de conjunto e conseguir colocar em prática as palavras do Papa Francisco, para que seja uma Igreja em saída – palavras contidas em especial em dois documentos: a Laudato Si e a Evangelii Gaudium. “Não basta achar bonito o que o Papa nos fala, mas como a gente assume isso na prática. Ou seja, como ser pastorais sociais em saída, que estejam próximas dos excluídos, que é a nossa razão de ser e a nossa missão.”

A PPI, em sua assembleia anual que ocorreu no mês de abril/16, definiu entre suas metas para 2016/2017, uma específica para tratar da articulação com as demais pastorais sociais, que é também uma das insistências do Presidente da Comissão 8. Assim, em todos os encontros regionais da PPI que já aconteceram neste 1º semestre, foi insistido na necessidade de estarmos interagindo com as demais pastorais sociais em todos os níveis: paroquial, diocesano, regional.