Coordenadores diocesanos dos estados da Bahia e Sergipe realizam encontro

Nos dias 08 a 10 de julho, os coordenadores estaduais e diocesanos dos estados da Bahia e de Sergipe, estão reunidos para fortificar e planejar a missão da Pastoral da Pessoa Idosa para os próximos meses. O encontro também será momento de trabalhar uma das metas da PPI, que é o trabalho articulado das Pastorais Sociais em cada regional e diocese e realizar a oficina "Porta a Porta contra a violência à Pessoa Idosa".

Segundo Maria José, indicada por Dom Lessa, da CNBB N3 para fazer a articulação da Pastoral da Pessoa Idosa no Regional Nordeste 3, esse encontro vem sendo pensado a muito tempo, justamente pela necessidade de um trabalho mais integrados. "No Encontro de 2014, sentimos a necessidade de não ser só um representando a sua missão pastoral, movimento ou serviço. Num consenso sugerimos que no ano seguinte, pois faz parte do calendário nos reunirmos anualmente.Nesse mesmo ano fui convidada a participar da Assembleia dos Bispos do NE3, onde por sugestão de Dom Lessa entregamos uma carta a cada Bispo onde existia a PPI e junto também um relatório dos Coordenadores Estaduais da Bahia e de Sergipe, falando sobre a realidade da PPI nos seus Estados, com suas conquistas e dificuldades para podermos expandir a mesma" relembra Maria José.

Depois desse tempo de motivação e planejamento, o encontro está sendo realizado em Aracaju/SE, e tem como principais temas o fortalecimento da missão da Pastoral da Pessoa Idosa, a questão da sustentabilidade e a Espiritualidade. "Agora vamos nos reunir trazendo toda riqueza que acabamos de vivenciar, e nos planejarmos (um ajudando ao outro) detalhadamente para as nossas sub-regiões, que são realidades diferenciadas. Além de que neste Encontro o foco principal será a preparação espiritual para nos motivar a remar nossos barcos, enfrentando os desafios para não deixarmos a deriva", reforça Maria José. Outro momento importante é a realização do mapeamento dos serviços da Rede de Apoio que existem nas comunidades, com o objetivo de identificar os serviços que compoem a rede, da qual a PPI faz tarde tambpem.

Ainda durante o encontro a Cáritas do Regional NE3 falará sobre as viabilidades para a sustentabilidade financeira, temática sugerida por todos os participantes, a presença do representante da PPI no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), Crismédio Neto, mostrando importância da PPI como integrante dos Conselhos Estaduais e Municipais da Pessoa Idosa, da Assistência Social e da Saúde.