"A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos"

No mês de setembro, dedicamos uma atenção especial para a Bíblia, alicerce da nossa atuação pastoral. Hoje, compartilhamos a reflexão do nosso embaixador, Pe. Reginaldo Manzotti, dando dicas de como ler e refletir sobre as mensagens que estão na Sagrada Escritura.

 

Filhos e filhas,

"A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos" (cf. Sl 118, 105).

Todos os anos a Igreja dedica o mês de setembro para a Bíblia. Isso é um convite para conhecermos melhor e mais a Palavra de Deus, é uma proposta, um despertar, para o que deveria ser uma constante em nossa vida: conhecer, amar e vivenciar a Palavra de Deus.

Mais do que ser um livro histórico, a Bíblia é portadora da mensagem de Deus. É por excelência um livro de anúncio, de revelação do amor de Deus. Escrita por mãos humanas, contudo, seus autores contaram com a intervenção do Espírito Santo, que inspirou sua redação dando-lhes a capacidade de registrar aquilo que era a vontade de Deus. Portanto, são textos escritos por mãos humanas que trazem a verdade de Deus.

A Palavra de Deus não é uma letra morta. É viva. Por isso, a cada tempo traz um novo significado, embora o conteúdo seja o mesmo, como diz São Paulo: "Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança" (Rm 15,4). É Deus falando aos homens, na linguagem dos homens.

Muitos me questionam como ler a Sagrada Escritura, aqui faço um breve resumo, desde o início para auxiliar.

A Bíblia é dividida em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. É formada por 73 livros, dos quais 46 pertencem ao conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 ao do Novo Testamento.

Para manusear a Bíblia devemos saber o que são capítulos e versículos, estrutura que nos auxilia na localização das leituras. Os primeiros são as divisões que encontramos num mesmo livro da Bíblia, identificados por um algarismo grande. Os versículos são as divisões dentro dos capítulos e correspondem aos algarismos pequenos, dispostos no corpo dos textos bíblicos.

A vírgula, por exemplo, serve para separar o capítulo do versículo: Jo 3, 16 (Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16). O hífen indica a abrangência de um versículo até o outro: IIRs 5, 9-19 (Segundo Livro dos Reis, capítulo 5, versículos de 9 até 19). O ponto serve para mostrar que os versículos são alternados: Rm 5, 12.17.19 (Carta aos Romanos, capítulo 5, versículo 12, versículo 17 e versículo 19). A letra "s" significa seguinte, indicando que o texto continua no versículo seguinte: 1Pd 2, 2-5.9s (Primeira Carta de São Pedro, capítulo 2, versículos de 2 até 5, versículo 9 e 10). Por último, a presença de dois "ss" mostra que a continuação do texto prossegue nos dois versículos seguintes: Jr 31, 31ss (Livro do Profeta Jeremias, capítulo 31, versículos 31, 32 e 33).

Vale lembrar que a leitura da Bíblia tem que ser meditada e entendida, por isso escolha um momento propício, iniciando com uma oração. Sugiro que você comece a leitura pelos textos mais fáceis, do Novo Testamento. Leia um texto por dia e faça uma espécie de diário de sua vida espiritual, anotando o dia, o texto lido e atualizando-o para colocá-lo em prática na vida atual, responda a três perguntas:

1) O que Deus denuncia na minha vida por meio deste texto?

2) O que Deus está pedindo, qual a proposta para mim, hoje, neste texto?

3) Que mudança de comportamento Ele sugere para mim?

Em seguida, escreva uma pequena oração ou frase no texto que mais chamou sua atenção. Uma dica importante é checar também as notas de rodapé, pois, muitas vezes, elas contêm a explicação complementar para aquilo que lemos e não entendemos.

Espero contribuir para que o amor à Palavra de Deus aumente em cada um de vocês!

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti