Dia Nacional do Voluntariado

Ao longo desses 10 anos de atuação da Pastoral da Pessoa Idosa, milhares de voluntários se dedicaram a esse importante serviço de amor ao próximo, numa das fases em que as pessoas mais precisam de atenção e amor. “Somos uma pastoral cuja história tem apenas dez anos. E quão preciosos foram nossos aprendizados neste pouco tempo! Entre as nossas lideranças e voluntários já se percebeu que a melhor maneira de valorizar o passado é dar respostas ao futuro. Mas neste futuro jamais se deverá esquecer quem somos. Somos “Pastoral”, ressalta Dom José Antonio Peruzzo, Presidente da Pastoral da Pessoa Idosa.

 

Data instituída pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho realizado por pessoas que doam parte do seu tempo, trabalho e dons, de maneira voluntária, quer dizer, sem receber financeiramente, para causa de interesse social e para o bem da comunidade.

Padre Reginaldo Manzotti, Embaixador da Pastoral da Pessoa Idosa, nos lembra que a Carta aos Hebreus diz, ‘Perseverem no amor fraterno’ (Hb 13,1). “E isso digo para os voluntários e voluntárias da PPI, que honram a sabedoria dos idosos, os ajudando em suas fragilidades, muitas físicas, mas também espirituais e afetivas”. E ele ainda completa, “o pouco que conseguimos fazer para aliviar as necessidades humanas pode ser visto como uma boa semente que crescerá e dará muito fruto, pois é um sinal da presença e do amor de Cristo que cresce para dar proteção, amparo e força para todos que precisam”.

O que é ser voluntário?

É considerado serviço voluntário “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social”. O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, é exercido de forma séria e comprometidas, necessita de especialização e profissionalismo e precisa de auxílio de profissionais formados em diversas área, mas também de pessoas que possuam vontade de participar deste tipo de atividade.

“Os voluntários são instrumentos visíveis do amor de Cristo em um mundo permeado pela pobreza e solidão. O trabalho voluntário é uma maneira de crescer no amor desinteressado, que é o que dá o sentido mais profundo à vida. Deus abençoe todos aqueles e aquelas que doam o seu tempo, talento e esforço pelo bem da humanidade”, disse o Pe. Reginaldo em mensagem enviada aos voluntários da PPI. “Contem sempre comigo e com a Obra Evangelizar é Preciso no que for preciso para ajudar nesta missão da Igreja Católica. Juntos vamos mais longe! Evangelizar é Preciso!

Como ser voluntário na Pastoral da Pessoa Idosa?

Para realizar seu trabalho a Pastoral da Pessoa Idosa conta com voluntários que após receberem uma capacitação específica, passam a fazer visitas domiciliares às pessoas idosas nas famílias vizinhas, partilhando conhecimentos em ações preventivas, estimulando a prática de bons hábitos na área da saúde, nutrição, educação e cidadania, estimulando a sociabilidade intergeracional, evitando ou reduzindo o grau de isolamento e abandono.
Para maiores informações, procure o pároco da sua paróquia ou comunidade.

Veja também:

Oração do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa