Um dia especial para celebrar os avós

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho, data em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A data foi escolhida pelo papa Paulo VI, no século XX e presta homenagem aos santos, que segundo a tradição cristã, conceberam Maria mediante a ação do Espírito Santo, visto que o casal era considerado estéril.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, o Papa Francisco exaltou a presença dos avós na família, “ olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, (...) se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família”, destacou o Papa.

 

 
Nos dias de hoje, vemos que o papel dos avós na família vão muito além de apenas mimos e presentes dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Em muitos casos, os avós são chamados de “segundos pais”, pois estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e a certeza de um sentimento maravilhoso de estar vivenciando a continuação das gerações.


O Papa Francisco ao longo do seu pontificado vem mostrando para a sociedade, em seus discursos e ações, a importância das pessoas idosas na vida dos mais jovens e da família, “ o Documento de Aparecida nos recorda: Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciões porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas (DAp 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado”, alerta Francisco.


Nas famílias, de maneira geral, a figura dos avós é uma das mais queridas e respeitadas, ainda que, infelizmente, essa não seja uma realidade em todas as famílias. Na primeira missa de seu pontificado (19 de março de 2013), o Papa Francisco pediu que os anciãos sejam tratados com amor, porque “frequentemente eles ficam na periferia de nosso coração”. O Papa ainda recordou que “vivemos em um tempo em que os mais velhos não contam. É feio dizer isso, mas eles são descartados, porque cansam”.


A celebração do Dia dos Avós na Comunidade


Os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa podem aproveitar os momentos em que a comunidade está reunida e também as visitas domiciliares, para celebrarem o Dia dos Avós. Abaixo deixamos uma sugestão de benção que pode ser usada nesses momentos.

Benção para o Dia dos Avós